| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Apodiformes |
| Família: | Trochilidae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Trochilinae |
| Vigors, 1825 | |
| Espécie: | H. chrysura |
O beija-flor-dourado é uma ave apodiforme da família Trochilidae.
O corpo é verde com tons dourados, sob luz adequada para dar iridescência. A cauda verde dourada, às vezes com mais destaque para o dourado, diferente da mencionada. O papo é levemente alaranjado. Macho e fêmea são parecidos (o livro do Sigrist não especifica diferença entre a plumagem dos sexos, apenas entre as duas subespécies H.c.chrysura e H.c. platensis), sendo essa de cores um pouco apagadas, característica perceptível somente sob excelentes condições de luz. Possui o bico vermelho com a ponta negra, embora a cor do bico seja ainda mais chamativa.
Alimenta-se de néctar de várias flores e come pequenos insetos.
Hábitos reprodutivos…
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e savanas áridas.
Vive no interior e bordas das matas e cerradões, também acostumando-se a frequentar jardins e áreas arborizadas de cidades.
Dentro de sua ampla distribuição geográfica ao sul da Amazônia e pelo interior do Brasil, o Pantanal é a área onde é visto com maior facilidade.